­

Oligoartrite – infeciosa ou reumática? – dois casos clínicos

Clara Diogo, Paula Estanqueiro, Filipa Cunha, Inês Balacó, Manuel Salgado
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Oligoarthritis – infectious or rheumatologic? – two case report

Por oligoartrite entende-se o envolvimento articular de quatro ou menos articulações. O diagnóstico diferencial da oligoartrite febril inclui a artrite, a osteomielite e a osteoartrite sépticas, a púrpura de Schonlein-Henöch, a doença do soro-like, a febre reumática, a artrite reativa, doença de Kawasaki, mas também poderá ser uma apresentação de uma doença maligna.

Descrevemos dois casos clínicos de envolvimento oligoarticular com febre e rubor da pele periarticular, semelhantes nas manifestações clínicas mas com diagnósticos diferentes: osteoartrite séptica por Streptococcus pyogenes e síndrome e Reiter secundário a gastroenterite muito provavelmente por Salmonella spp, respetivamente com três e quatro localizações distintas. (continua...)

Palavras- chave: artrite, osteomielite, oligoartrite, séptica, artrite reativa, síndrome de Reiter, Streptococcus pyogenes
Keywords: arthritis, osteomyelitis, septic osteoarthritis, reative arthritis, Reiter´s syndrome, Streptococcus pyogenes

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados