­

Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono em crianças com menos de dois anos: experiência de um laboratório de sono pediátrico

Mariana Domingues, Maria Helena Estêvão, Núria Madureira
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Obstructive Sleep Apnea Syndrome in children up to age two: a pediatric sleep center experience

Introdução: A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é frequentemente secundária à hipertrofa adenoamigdalina (HAA), podendo ter consequências clínicas importantes. O pico de incidência ocorre aos dois-oito anos, quando a HAA é máxima. Abaixo dos dois anos, resulta amiúde de malformações craniofaciais e/ou doenças neurológicas, podendo a HAA também estar implicada. Nestes, pode ser mais grave e acarretar maior risco de recorrência ou persistência após cirurgia.

Realizada análise retrospetiva dos dados clínicos das crianças com menos de dois anos com SAOS confrmada por estudo poligráfco do sono (EPS) realizado entre janeiro/2007 e junho/2013 no Hospital Pediátrico de Coimbra. Em junho/2015, avaliada a evolução. (continua...)

Palavras-chave: SAOS, lactente, hipertrofa amigdalina, estudo poligráfco do sono
Keywords: OSAS, infancy, adenotonsillar hypertrophy, polysomnography

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados