­

Infeções por VSR: Casuística de 10 anos de um Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos

Carolina Faria, Cândida Cancelinha, Dora Martins, Andrea Dias, Graça Rocha
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

RSV infections in the Intensive Pediatric Care Unit: 10 years of admissions

Introdução: O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal agente de infeção respiratória das vias aéreas inferiores (IRVAI) na infância. Estima-se que 1-1,6 em 1000 crianças requerem internamento em cuidados intensivos na Europa ocidental. Foi objetivo caraterizar as admissões por IRVAI a VSR num Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos, avaliar o tratamento e evolução.

Material e métodos: Estudo observacional analítico, cujo método de colheita foi retrospetivo. Critérios de inclusão: diagnóstico de IRVAI (bronquiolite aguda, pneumonia) na admissão, isolamento de VSR no aspirado da nasofaringe ou aspirado brônquico. Foram constituídos dois períodos, de acordo com o ano de admissão (A: 2005-2009 e B: 2010-2014) e nestes compararam-se: variáveis demográfcas, fatores de risco para maior gravidade, imunoproflaxia prévia, infeção da comunidade/nosocomial, apresentação clínica, laboratorial, tratamento e evolução. (continua...)

Palavras-chave: vírus sincicial respiratório, cuidados intensivos pediátricos, infeção respiratória, criança
Keywords: respiratory syncytial virus, pediatric intensive care, respiratory tract infection, child

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados