­

Obstrução respiratória alta após o nascimento

Maria Inês Barreto, Rita Moinho, Andrea Dias, João Eloi, Leonor Carvalho
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Upper airway obstruction after birth

Os autores apresentam o caso de um recém-nascido com difculdade respiratória grave ao nascimento, de tipo obstrutivo, com necessidade de ventilação invasiva. A investigação diagnóstica com recurso a nasofbroscopia e ressonância magnética revelou a presença de uma massa obstrutiva no cavum nasofaríngeo, sem relação com o espaço endocraniano. Foi realizada a exérese da lesão e o estudo anátomo-patológico demonstrou um pólipo piloso congénito. As massas faríngeas neonatais são raras e habitualmente estão presentes logo ao nascimento com sintomas de obstrução aero-digestivos. O diagnóstico diferencial adequado é imperioso para se estabelecer um plano terapêutico atempado e dirigido, evitando assim comorbilidades.
(continua...)

Palavras-chave: Malformações congénitas, nasofaringe, obstrução aérea superior, pólipo piloso
Keywords: Congenital malformations, hairy polip, nasopharynx, upper airway obstruction

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados