­

Adenoma pleomórfico na glândula submandibular numa criança: um caso raro e o papel do Médico de Família

Cândida Neves Mendes, Svetlana Silva Forte
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Pleomorphic adenoma of the submandibular gland in a Child: a rare case and the role of the Family Physician

Introdução: Os objetivos da apresentação deste caso clínico são: dar a conhecer um caso clínico raro de um adenoma pleomórfco na glândula submandibular numa criança e salientar o papel holístico do Médico de Família no diagnóstico e acompanhamento da criança e sua família.

Relato do Caso: Utente do sexo masculino, de 13 anos e saudável, recorre à consulta com o seu Médico de Família por tumefação, visível à observação, na região submandibular direita, de aparecimento recente. Nega febre, astenia, perda de peso, dores, sintomas dentários ou outros. À palpação, a massa apresenta consistência duro-elástica, sendo bem delimitada, móvel e indolor, com cerca de 1,5 cm de diâmetro e acompanha-se de pequenas adenopatias cervicais bilaterais. O restante exame clínico é normal. (continua...)

Palavras-Chave: Adenoma Pleomórfco, Glândulas Salivares, Glândula Submandibular, Criança, Médico de Família.
Keywords: Adenoma Pleomorphic, Salivary Glands, Submandubular Gland, Child, Family Physician

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2017 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados