­

Avaliação da Qualidade de vida em crianças com Perturbação Respiratória do Sono, através do OSA-18, no Hospital Pediátrico de Coimbra

Diana Cunha Ribeiro, Núria Madureira, Felisberto Maricato, Carlos Ribeiro, António Diogo Paiva
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Quality of life in children with sleep-disordered breathing: evaluation by portuguese version of OSA-18 questionnaire (OSA-18-pv)

Introdução: A perturbação respiratória do sono (PRS) é uma situação clínica prevalente e existem evidências de que afeta a qualidade de vida das crianças.

O estudo teve como objetivo avaliar, através da realização da versão portuguesa do questionário OSA-18 (OSA-18 pv), a qualidade de vida de crianças com PRS, antes e após a realização de adenoamigdalectomia.

Material e Métodos: Realizou-se um estudo prospetivo de intervenção, no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC-HP), com 36 crianças entre o 2 e os 12 anos, com PRS, confrmado por estudo polissonográfco (EPS) em 6 casos e hipertrofa adenoamigdalina obstrutiva com indicação cirúrgica em todos os casos.

Aplicou-se o questionário OSA-18-pv sobre a qualidade de vida, aos cuidadores destas crianças antes da cirurgia e cerca de 3 meses após o procedimento, avaliando-se a sua evolução nos diferentes domínios. (continua...)

Palavras-chave: PRS, qualidade de vida, OSA-18-pv, crianças, hipertrofa adenoamigdalina
Keywords: Obstructive sleep disorders, OSA-18-v, children, adenotonsillar hypertrophy

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados