­

De volta às origens: a importância da anamnese numa queixa comum na idade pediátrica

Mónica Teixeira, Rita Regadas, Joana Soares
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Back to basics: the importance of clinics in a common complaint in pediatrics

As adenopatias são uma queixa comum em idade pediátrica, correspondendo frequentemente a processos reativos, benignos e auto-limitados, no entanto podem também ser um sinal de doenças graves tais como as neoplasias malignas. A multiplicidade de diagnósticos diferenciais exige avaliação minuciosa através da história clínica e do exame físico.

O caso clínico apresentado diz respeito a uma adolescente de 16 anos, sem antecedentes patológicos de relevo, que recorreu ao centro de saúde por uma adenopatia palpável na axila esquerda, dolorosa e persistente, com limitação da mobilidade do membro superior homolateral. O resultado obtido na ecografa acabou por influenciar a investigação subsequente, tendo sido submetida a uma série de exames complementares de diagnóstico invasivos, na procura infundada de um processo neoplásico. (continua...)

Palavras-chave: adenopatias, anamnese, exame físico
Keywords: lymphadenopathies, clinical history, physical examination

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados