­

Infeção neonatal por vírus herpes simplex tipo 1 – a propósito de um caso clínico

Rita Lacerda Vidal, Andreia Teixeira Martins, Raquel Zenha, Elsa Hipólito, Maria Manuel Flores
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Neonatal herpes simplex virus type 1 infection: a case report

A infeção neonatal pelo vírus Herpes simplex tipo 1 é extremamente rara. Tem se verifcado uma incidência crescente de infeção genital por este vírus nos últimos anos e por consequência da infeção neonatal, estimando-se que este seja responsável por 25% destas infeções.

Descreve-se um caso de um recém-nascido com infeção neonatal ocular por vírus Herpes simplex tipo 1, resultado de uma infeção recorrente materna assintomática. Nestes casos o risco de transmissão ocorre em menos de 2% dos casos. Foi medicado com aciclovir endovenoso durante 14 dias. Teve três recidivas, tendo sido sempre medicado com aciclovir oral. Estas recorrências mucocutâneas são comuns, sendo importante efetuar proflaxia com aciclovir oral imediatamente após a terapêutica com aciclovir endovenoso. (continua...)

Palavras-chave: Infeção neonatal, vírus Herpes simplex, doença mucocutânea, conjuntivite, aciclovir
Keywords: neonatal infection, Herpes simplex virus, mucocutaneous infection, conjunctivitis, acyclovir

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2017 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados