­

Obstipação e incontinência fecal – a experiência de uma consulta de Pediatria Geral

Joana Matias, Madalena Sassetti, Filipa Caldeira, Maria Gomes Ferreira
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Constipation and faecal incontinence

Obstipação e incontinência fecal são sintomas frequentes em idade pediátrica, tendo um importante impacto social. Os autores pretendem caracterizar as crianças e adolescentes com obstipação crónica e/ou incontinência fecal acompanhadas na Consulta de Pediatria Geral de um hospital do grupo 2. Métodos: Estudo descritivo transversal em doentes com idade inferior a 15 anos acompanhados por esses diagnósticos no período de janeiro de 2010 a setembro de 2014. Foi efetuada uma análise estatística univariada de dados demográfcos, clínicos e terapêuticos. Resultados: Amostra constituída por 118 doentes: 93% com obstipação crónica (destes 51% com incontinência fecal retentiva) e 7% com incontinência fecal não retentiva; idade mediana de dois anos à data do início dos sintomas e cinco anos à data da primeira consulta. (continua...)

Palavras-chave: Obstipação; incontinência fecal; pediatria
Keywords: Constipation; faecal incontinence; paediatrics

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2017 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados