­

Carcinoma papilar da tiróide em idade pediátrica: é raro, mas existe

Ana Rita Dias, Pascoal Moleiro
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Papillary thyroid cancer in children: it’s rare, but exists

Os carcinomas da tiróide são incomuns em idade pediátrica, mas são as neoplasias endócrinas mais frequentes, sendo o carcinoma papilar o mais prevalente. Apresenta‑se o caso de um adolescente de 14 anos, assintomático, encaminhado para a nossa consulta de Medicina do Adolescente por achado ecográfco de nódulo tiroideu, com citologia negativa para células neoplásicas. A repetição da biópsia aspirativa mostrou achados compatíveis com carcinoma papilar. Após terapêutica médica e cirúrgica detetou‑se doença residual/recidiva. Sublinhamos que a deteção de um nódulo tiroideu deve motivar prontamente a sua investigação, bem como a importância de um seguimento adequado após o diagnóstico e tratamento de carcinoma da tiróide.
(continua...)

Palavras‑chave: nódulo tiroideu, carcinoma da tiróide, pediatria
Keywords: thyroid nodules, thyroid cancer, pediatrics

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados