­

Tumores malignos da nasofaringe em idade pediatrica: estudo retrospetivo

Inês Palma Delgado, Ivo Miguel Moura, Marco Menezes, Pedro Montalvão, Miguel Magalhães
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Pediatric nasopharyngeal malignant tumors: retrospective study

Introdução: Os tumores malignos da nasofaringe são raros, representando 1-3% dos tumores malignos em idade pediátrica. O objetivo deste estudo é caracterizar clinicamente as crianças e adolecentes com tumores malignos da nasofaringe, alertando para a importância destes no diagnóstico diferencial, bem como fazer uma breve revisão da literatura.

Material e Métodos: Estudo retrospetivo baseado na revisão dos processos clínicos de doentes com idade inferior a 18 anos com diagnóstico de tumor maligno da nasofaringe, tratados no IPO de Lisboa entre 1998 e 2014.

Resultados: Foram incluídos 28 doentes com tumores malignos da nasofaringe. O carcinoma foi o tipo histológico mais comum (71,4%), seguido do sarcoma (21,4%) e linfoma (7,2%). (continua...)

Palavras-chave: carcinoma, crianças, linfoma, nasofaringe, rabdomiossarcoma, sobrevidas, tumores malignos
Keywords: children, nasopharynx, malignant tumors, survivals, carcinoma, rhabdomyosarcoma, lymphoma

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2017 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados