­
ALERGIA AO MARISCO – A ALERGIA QUE PODE TER ORIGEM NAS VIAS RESPIRATÓRIAS

ALERGIA AO MARISCO – A ALERGIA QUE PODE TER ORIGEM NAS VIAS RESPIRATÓRIAS

Nuno Almeida, Estefânia Maia, Sónia Lemos
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €

Descrição

SHELLFISH ALLERGY – THE ALLERGY THAT CAN ORIGINATE IN THE AIRWAYS

Introdução e objetivos: Alergia ao marisco e alergia aos ácaros do pó doméstico são comuns. Frequentemente, ambas as alergias ocorrem no mesmo doente devido à semelhança de proteínas alergénicas entre os ácaros e o marisco. O objetivo deste trabalho foi caracterizar clínica e alergologicamente um grupo de crianças e adolescentes com alergia ao marisco, e no grupo que realizou estudo alergológico molecular, conhecer o perfil de sensibilização alergénica, percebendo se a alergia ao marisco é de classe 1 (sensibilização por via digestiva) ou classe 2 (sensibilização por via respiratória, secundária a alergia a ácaros)
Métodos: Revisão retrospetiva dos processos clínicos de 44 doentes alérgicos a marisco. Avaliamos a idade da reação, o marisco implicado, história de outras doenças alérgicas. No grupo de 18 que realizou estudo alergológico molecular, analisamos os perfis alergénicos e as possíveis vias de sensibilização a camarão. (continua...)

Palavras-chave: Pediatria, alergia alimentar, reatividade cruzada, ácaros, marisco
Keywords: Pediatrics, Food allergy, Cross-reactivity, Mite, Shellfish

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2021 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados