­
Editorial

AS CRIANÇAS, O VÍRUS E A PEDIATRIA: WINTER IS COMING

Alexandra Dinis

Descrição

À data deste texto, meio ano após o aparecimento, 25 milhões de pessoas no mundo foram infetadas com o SARS -CoV-2 e mais de oitocentas mil morreram, quando for publicado, os números serão já outros. De um modo demasiado rápido um novo coronavírus chegou até nós e alterou o mundo em que vivíamos.

Um dos aspetos que ainda não conseguimos explicar e de certo modo surpreendente é a menor expressão e gravidade da doença em pediatria, em que a necessidade de internamento é ocasional e a mortalidade rara. Mais recentemente, a descrição de um síndrome de resposta inflamatória multissistémica grave associado à COVID-19 causou novas preocupações quanto ao atingimento em idade pediátrica, mas a sua expressão continua a ser rara e a relação com o SARS-CoV-2 ainda não esclarecida. Mas mesmo sem as atingir clinicamente, a COVID19 afetou profundamente a vida de todas as crianças portuguesas. (continua...)

 

Este artigo é gratuito > pdfsymbol download disponível

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2020 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados