­
DETERMINAÇÃO DO VALOR DE BILIRRUBINA EM RECÉM-NASCIDOS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS TRANSCUTÂNEO E SÉRICO

DETERMINAÇÃO DO VALOR DE BILIRRUBINA EM RECÉM-NASCIDOS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS TRANSCUTÂNEO E SÉRICO

Diana Mota Almeida, Joana Ramos, Catarina Pinto Silva, Marta Oliveira Martins, Carlos Lemos, Adelaide Taborda
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €

Descrição

DETERMINATION OF BILIRRUBINEMIA IN NEWBORNS: COMPARATIVE STUDY BETWEEN TRANSCUTANEOUS AND SERUM METHODS

Introdução: A icterícia é comum nos primeiros dias de vida. O gold-standard para o diagnóstico e orientação terapêutica de hiperbilirrubinémia é a determinação do valor de bilirrubina total sérica, a qual implica um procedimento invasivo. A determinação do valor de bilirrubina por método transcutâneo tem sido utilizada para rastreio de hiperbilirrubinémia, mas a correlação entre os valores obtidos por ambos os métodos permanece pouco clara. Com este estudo pretende-se avaliar a correlação existente entre os valores de bilirrubina total sérica e transcutânea.
Métodos: Estudo descritivo e transversal realizado numa enfermaria de puerpério em dois períodos: fevereiro a setembro 2020 e maio a julho 2021. Incluíram-se recém-nascidos com critérios clínicos para avaliação da bilirrubina total sérica, a quem foi determinado o valor de bilirrubina transcutânea na região frontal e esternal. (continua...)

Palavras-chave: Bilirrubina; Método transcutâneo; Método sérico; Estudo comparativo
Keywords: Bilirubin; Transcutaneous method; Serum method; Comparative study

 

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2022 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados