­

Edema hemorrágico agudo da infância – um caso atípico

Eugénia Martins de Matos, Marta Moniz, António Figueiredo, Pedro Nunes, Paula Correia
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Acute hemorrhagic edema of infancy – an atypical presentation

O Edema Hemorrágico Agudo da Infância (EHAI) é uma vasculite leucocitoclástica rara, caracterizada por febre, edema e púrpura das extremidades e face, cujo envolvimento extracutâneo é raro. Apesar do início dramático, tem um curso benigno. Reporta-se o caso de uma menina de 13 meses observada no Serviço de Urgência por febre, irritabilidade e recusa alimentar. À observação destacava-se exantema vasculítico com edema duro das extremidades. Excluída doença meningocócica, foi tratada com imunoglobulina e ácido acetilsalicílico, admitindo-se síndrome de Kawasaki, com resolução da febre e melhoria do exantema. A presença de envolvimento gastrintestinal, associada a agravamento da vasculite ao fm de 7 dias, motivou a realização de biopsia cutânea que evidenciou vasculíte leucocitoclástica, compatível com EHAI.
(continua...)

Palavras-chave: edema agudo hemorrágico da infância, vasculite leucocitoclástica, púrpura
Keywords: acute hemorrhagic edema of infancy, leukocytoclastic vasculitis, purpuric exanthema

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados