­

Emergência pediátrica pré-hospitalar – a perspetiva dos intervenientes

Ana Lopes Dias, Juan Calviño
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Prehospital pediatric emergency – the professionals’ view

Introdução: Os serviços de emergência médica pré-hospitalar lidam com níveis elevados de ansiedade perante uma criança gravemente doente. Pretendeu-se identifcar as difculdades sentidas pelos profssionais no meio pré-hospitalar e avaliar a necessidade de educação e treino específcos.
Métodos: Questionário divulgado para as 42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação. Os profssionais foram caracterizados, a experiência em emergência pré-hospitalar pediátrica foi investigada, bem como os cenários clínicos encontrados e a necessidade de educação complementar.
Resultados: Foram obtidas 243 respostas, provenientes de 34 VMERs (57% médicos / 43% enfermeiros). A mediana do tempo de serviço na VMER foi de 6 anos. A última ativação para idade pediátrica tinha ocorrido há menos de 6 meses em 67%, referindo uma taxa de ativação inferior a 5%.
(continua...)

Palavras-chave: serviços médicos de emergência, educação continuada
Keywords: emergency medical services, education, continuing

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados