­

Escabiose em lactentes, um desafio diagnóstico – a propósito de dois casos clínicos

João Tavares, Joana de Brito Chagas, Maria Inês Linhares, Dolores Pereira
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Scabies in infants, a diagnostic challenge – 2 clinical cases

A escabiose é uma ectoparasitose cutânea causada pelo Sarcoptes scabiei var hominis, de elevada incidência mundial, e frequente em idade pediátrica. É altamente contagiosa, com transmissão por contacto cutâneo direto ou, menos frequentemente, por fómites. O diagnóstico é clínico, sendo a confirmação por observação microscópica reservada para casos de dúvida ou inexistência de resposta terapêutica.
Descrevem-se 2 casos clínicos em lactentes, representativos da dificuldade no estabelecimento deste diagnóstico nesta faixa etária. Evidencia-se a possível ausência de prurido, sobressaindo as galerias cutâneas e as características mais inflamatórias do exantema, com frequente eczematização disseminada, e o mais frequente envolvimento da cabeça e da planta dos pés. (continua...)

Palavras-chave: escabiose, lactentes, recém-nascido, parasitose
Keywords: scabies, infants, newborns, parasitosis

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados