­
Fitiríase palpebral: a propósito de um caso clínico

Fitiríase palpebral: a propósito de um caso clínico

Ana Rita Carvalho, Ana Isabel Duarte, Maria Catarina Paiva, Cândida Cancelinha
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Phthiriasis palpebrarum: a case report

A fitiríase palpebral é causada por infestação de Phthirus pubis (P. pubis) nas pestanas e tecidos circundantes do olho.
A sua transmissão pode ocorrer por contacto direto, sexual ou não, ou por roupas, toalhas ou lençóis. O diagnóstico é efetuado pela observação de piolhos ou lêndeas nas pestanas e no rebordo palpebral, com recurso a lupa ou lâmpada de fenda, sendo confirmado por exame parasitológico. O tratamento deve ser iniciado precocemente. Os contactos próximos devem ser examinados e tratados, se necessário.
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir um caso clínico de fitiríase palpebral numa lactente de 3 meses, observada num Serviço de Urgência por noção de irritabilidade e diminuição da ingestão com uma semana de evolução. (continua...)

Palavras-chave: fitiríase palpebral, transmissão, diagnóstico, pediatria
Keywords: phthiriasis palpebrarum, transmission, diagnosis, paediatrics

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2020 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados