­

Morbidade neonatal dos recém-nascidos de termo precoce comparados aos de termo

Clara Gomes, Nuno Lourenço, Cristina Resende
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Neonatal morbidity of early term compared with term newborns

Objetivos: Avaliar e comparar a morbidade neonatal entre recém-nascidos de termo precoce (RNT-P) e recém-nascidos de termo (RNT).
Métodos: Estudo transversal retrospetivo, incluindo nados-vivos numa maternidade hospitalar de referência regional em Portugal, nos anos de 2014 e 2015, com idade gestacional entre 370/7 e 416/7 semanas. Os RNT-P (370/7 - 386/7 semanas) foram considerados casos e os RNT (390/7 - 416/7 semanas) foram considerados controles. Foram excluídos recém-nascidos com malformações congénitas, ausência de vigilância pré-natal e internamento por motivo social ou causa materna. Foi avaliada e comparada a morbidade neonatal entre os dois grupos, utilizando o teste t de Student para comparação entre médias (variáveis contínuas) e o Qui-quadrado ou teste de Fisher para comparação entre variáveis categóricas.
(continua...)

Palavras-chave Recém-nascido; termo precoce; termo; morbidade
Keywords: infant, newborn; infant, early-term; infant, term; morbidity

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados