­

Paraparésia flácida assimétrica – Qual o diagnóstico?

Alexandra Martins, Ana Azevedo, Rui Barreto, Catarina Santo, Susana Tavares
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Asymmetric Flaccid Paraparesia - Which is the diagnosis?

A mielite transversa é uma doença inflamatória rara da medula espinal. Apresenta-se o caso de um adolescente de 13 anos com início súbito de perda de força nos membros inferiores e perda de sensibilidade no membro inferior direito e abdómen. Ao exame objetivo evidenciavase um paraparésia flácida assimétrica, de predomínio à esquerda e ausência de sensibilidade álgica no membro inferior direito e abdómen até ao nível do segmento D4. A ressonância magnética (RM) medular inicial foi normal, mas devido às evidências clínicas, iniciou metilprednisolona endovenosa. Ao quarto dia de doença repetiu-se a RM medular, evidenciando-se um foco de hipersinal na vertente anterior da medula em D3-4 e em D4-5. A reação em cadeia de polimerase para o vírus de Epstein-Barr foi positiva no líquido cefalorraquidiano.
(continua...)

Palavras-chave: Mielite transversa, paraparésia, Virus Epstein-barr, Síndrome de Brown-Séquard
Keywords: Transverse myelitis, paraparesis, Epstein-barr virus, Brown-Séquard Syndrome

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados