­

Retocolite alérgica no lactente – experiência de um hospital nível 3

Ana Rodrigues Silva, Raquel Penteado, Juliana Roda, Carla Maia, Susana Almeida, Ricardo Ferreira
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

Allergic Proctocolitis – the experience of a tertiary center

Introdução: A retocolite alérgica é uma manifestação de alergia alimentar, frequente em pequenos lactentes sob leite materno (LM). A proteína do leite de vaca (PLV) é o alergeno mais comum. Se suspeita clínica fundamentada, é recomendada a exclusão das PLV da alimentação. A Prova de Provocação Oral (PPO) diagnóstica é importante para selecionar os casos em que esta evicção deve ser mantida. O objetivo foi caracterizar o circuito do lactente com retocolite alérgica, de forma a otimizar a orientação desta patologia.
Material e métodos: Análise retrospetiva, durante dois anos, dos casos de retocolite de provável etiologia alérgica em lactentes. Foram avaliadas as variáveis clínicas e o circuito do doente.
Resultados: Foram incluídas 31 PPO (26 doentes), início da clínica aos 2meses (mediana) (15dias – 3.5 meses), 62% sob LM exclusivo. Em 11.5% ocorreu na transição de LM para fórmula infantil.
(continua...)

Palavras-Chave: retocolite, proteína, leite de vaca, dieta de evicção
Keywords: allergic proctocolitis, cow milk protein, eviccion diet

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados