­
ALTERAÇÕES CINTIGRÁFICAS APÓS PRIMEIRO EPISÓDIO DE PIELONEFRITE AGUDA

ALTERAÇÕES CINTIGRÁFICAS APÓS PRIMEIRO EPISÓDIO DE PIELONEFRITE AGUDA

Joana Mendes, Marta Vidal, Guiomar Oliveira, Raquel Soares
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €

Descrição

SCINTIGRAPHIC ALTERATIONS AFTER FIRST EPISODE OF ACUTE PYELONEPHRITIS

Introdução: A infeção urinária (IU) é uma das infeções bacterianas mais comuns em idade pediátrica. A pielonefrite aguda (PNA) poderá levar ao desenvolvimento de lesão renal permanente e aumento do risco de complicações a longo prazo. Não existe consenso relativamente à investigação a efetuar após o primeiro episódio de PNA. O principal objetivo deste estudo é identificar a frequência de alterações no cintigrama renal com dimercapto-succínico marcado com tecnécio 99m (99mTc-DMSA) após o primeiro episódio de PNA e perceber se existe associação entre estas alterações e alguns fatores clínicos, laboratoriais e imagiológicos.
Métodos: Foi realizado um estudo retrospetivo num hospital de nível III, com base nos registos clínicos informáticos das crianças referenciadas às consultas de Pediatria Geral e Nefrologia Pediátrica após primeiro episódio de PNA, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2015. Neste hospital a cintigrafia foi realizada de forma universal às crianças após primeiro episódio de PNA. (continua...)

Palavras-chave: Pielonefrite aguda, crianças, cintigrama renal com 99mTc-DMSA, cicatriz renal
Keywords: Acute pyelonephritis, childhood, 99mTc-DMSA scan, renal scar

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2021 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados