­
DOENÇA DE GRAVES – A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE E EXAME OBJETIVO

DOENÇA DE GRAVES – A IMPORTÂNCIA DA ANAMNESE E EXAME OBJETIVO

Joana Machado Morais, Catarina Viveiros, Ana Luísa Correia, Ivete Afonso, Patrícia Santos, Marcelo Fonseca, Filipa Espada
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €

Descrição

GRAVES DISEASE – THE IMPORTANCE OF ANAMNESIS AND PHYSICAL EXAMINATION

Introdução: As patologias da tiroide, pela influência das hormonas tiroideias no funcionamento de praticamente todos os tecidos e órgãos, associam-se a um amplo espectro de manifestações clínicas. Tratando-se de patologias polissintomáticas, representam um desafio diagnóstico, uma vez que estão dependentes da adequada descrição sintomatológica pelo doente, e da correta interpretação médica. O hipertiroidismo, apesar de pouco frequente em idade pediátrica, pode ter manifestações graves e potencialmente fatais, que ocorrem mais frequentemente como consequência da Doença de Graves.
Descrição de caso: Adolescente, sexo feminino, sem antecedentes pessoais relevantes, observada múltiplas vezes em contexto de urgência por cefaleia, sempre interpretada como sintoma de intercorrência vírica ou ansiedade. (continua...)

Palavras-chave: Adolescência; Cefaleia; Hipertiroidismo; Doença de Graves; Oalmopatia de Graves
Keywords: Adolescent; Headache; Hyperthyroidism; Graves Disease; Graves Ophthalmopathy

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2021 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados