­
ECZEMA ATÓPICO GRAVE DE DIFÍCIL CONTROLO NUMA ADOLESCENTE

ECZEMA ATÓPICO GRAVE DE DIFÍCIL CONTROLO NUMA ADOLESCENTE

Ana Lia Gonçalo, Catarina Freitas, Ana Luisa Correia, Georgeta Oliveira, Inês Leite
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €

Descrição

UNCONTROLLED SEVERE ATOPIC DERMATITIS IN A TEENAGER

Introdução: O eczema atópico é uma doença inflamatória crónica da pele muito comum em idade pediátrica. É caracterizada por xerose cutânea e lesões pruriginosas e exsudativas, de localização variável com a idade. O seu tratamento tem por base a hidratação cutânea diária, podendo ser necessário o uso de imunomodeladores tópicos ou sistémicos durante as fases de agudização. Um controlo inadequado da doença interfere negativamente na qualidade de vida da criança e família.
Relato de caso: Adolescente de 17 anos, de raça negra, com antecedentes de asma ligeira controlada, e eczema atópico desde os primeiros meses de vida, com agravamento importante a partir dos 12 anos de idade. Apesar do tratamento com emoliente diário, inibidores da calcineurina tópicos e corticóide tópico ou sistémico nas agudizações, mantinha grandes áreas cutâneas de liquenificação e prurido intenso. (continua...)

Palavras chave: eczema atópico; dupilumab; adolescentes
Keywords: atopic dermatitis, dupilumab, adolescents

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2021 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados