­
FAVISMO – A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO

FAVISMO – A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO

Ricardo Liz Almeida, Mafalda Santos, Cristina Faria, Helena M. Silva, Sara F. Santos
Preço base com taxas
Preço Venda5,00 €

Descrição

FAVISM – A CASE REPORT

Introdução: A deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é o defeito enzimático mais comum do glóbulo vermelho. Esta alteração torna o eritrócito vulnerável ao stress oxidativo causado pela exposição a determinados fármacos e alimentos. O favismo é uma das formas de apresentação clínica deste défice enzimático.
Descrição do caso: Criança do sexo masculino, de 3 anos, natural do Brasil, raça caucasiana, previamente saudável, que recorreu à Urgência Pediátrica por febre, vómitos, icterícia e colúria com um dia de evolução. Era negada a ingestão de novos alimentos, fármacos ou produtos de ervanária. Os antecedentes familiares eram irrelevantes. (continua...)

Palavras-chave (Termos MeSH): criança em idade pré-escolar; défice de glucose-6-fosfato desidrogenase; favismo; macho; Portugal; vicia faba
Keywords (MeSH terms): child, Preschool; favism; glucosephosphate dehydrogenase deficiency; male; Portugal; vicia faba

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2021 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados