­

Utilização dos recursos de saúde e saúde infantil: o impacto da formação

Catarina Lacerda, Carolina Prelhaz, Inês Ganhão, Mafalda Matias, Margarida Rafael, Joana Extreia, Susana Correia, Diana Pignatelli
Preço base com taxas
Preço Venda3,00 €

Descrição

The use of health resources and child health: the impact of training

Introdução e objetivos: A recorrência injustifcada de recém-nascidos ao Serviço de Urgência constitui um problema relevante. Os objetivos deste trabalho são avaliar os conhecimentos das puérperas acerca de puericultura, vigilância e promoção de saúde infantil e o impacto da formação realizada.
Metodologia: Estudo prospetivo realizado entre 1 de julho e 31 de dezembro 2016 através da aplicação de questionários às puérperas internadas na maternidade. Criação de 2 grupos: grupo de estudo – alvo de formação nas áreas de cuidados ao RN e lactente e saúde e vigilância infantil – e grupo controlo. Levantamento da utilização dos recursos de saúde em ambos. Análise estatística através do SPSS®.
Resultados: Amostra: 312 puérperas. Grupo estudo (n=160): idade materna mediana 29 anos, 36.9% primíparas, 73.2% completaram o ensino secundário e 31.9% frequentou aulas de preparação pré-parto.
(continua...)

Palavras-chave: cuidados, formação, lactente, recém-nascido, saúde infantil, serviço de urgência
Keywords: child health, emergency department, infant, newborn care, training

­

Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e a nossa política de privacidade.
copyright 1995-2018 Revista de Saúde Infantil | ASIC - Associação de Saúde Infantil de Coimbra | Portugal | Todos os direitos reservados